A trilha formativa do Papo de Profes para professores de Português como Língua de Herança que estão ao redor de todo o mundo
Língua materna, segunda língua, língua estrangeira, língua de herança, línguas em contato
Interculturalidade, bilinguismo, plurilinguismo
Características dos falantes de herança
O tripé da língua de herança
Breve histórico do POLH/PLH
Introdução à metodologia aplicada
Metodologia para o ensino de POLH/PLH em contextos formais de ensino
Metodologia para o ensino de POLH/PLH em contextos não formais
Metodologia para o ensino de POLH/PLH em contextos informais
Síntese de recursos didáticos
Recursos didáticos para o ensino de POLH/PLH
Aplicabilidade dos recursos didáticos para o ensino de POLH/PLH: estudos de caso
A pesquisa-ação para a melhora da prática pedagógica
A pesquisa-ação: Colocando a mão na massa
Em busca de diretrizes para elaborar currículos e atividades significativas para seus alunos de PLH?
E de colegas que possam te ajudar nessa jornada?
Quem é professor de português como língua de herança sabe que essa prática de sala de aula tem muitas especificidades. Por isso mesmo, é muito difícil encontrar um curso que forneça suporte teórico adequado, atrelado à prática e que responda a questões muito presentes no dia a dia, como: qual é o papel do educador e o da família? Como lidar com heterogeneidade das turmas sem deixar ninguém para trás? E com as necessidades afetivas e culturais em grupo? Isso sem falar no planejamento das aulas, na elaboração de materiais didáticos e nas metodologias de ensino que contemplem tamanho desafio.
Para te ajudar a enfrentar essa jornada com mais tranquilidade e dar autonomia para que você possa resolver as questões que envolvem o dia a dia do professor de língua de herança com autonomia, criamos o Ensine Língua de Herança: uma trilha formativa elaborada por especialistas na área, que pesquisam e ensinam PLH em países europeus.
No Ensine Língua de Herança serão abordados desde conceitos básicos relacionados com o ensino da língua de herança (língua materna, segunda língua, língua estrangeira) até as metodologias de ensino em diversos contextos (formal, não formal e informal) e os recursos educativos para o ensino do PLH. Além disso, as tutoras do Papo de Profes vão compartilhar com você estratégias, técnicas, teorias e muitas, mais muitas atividades práticas que vão te ajudar a se tornar o professor que você quer ser.
Ao longo de quatro meses, teremos duas horas de aulas AO VIVO aos finais de semana. Serão 30 horas de curso! Ao final de aula, você será desafiado a cumprir tarefas que os alunos vão postar em nosso grupo fechado no Facebook. Além disso, você vai fazer parte de uma comunidade ativa de professores de PLH que buscam o mesmo que você.
E se você não puder acompanhar as aulas AO VIVO, fique tranquilo, elas ficarão gravadas e disponíveis para acesso em nossa plataforma durante seis meses, ok?
A gente sabe que rotina de professor é uma loucura. A nossa também é. Por isso, você pode assistir ao curso nas suas horas vagas. Basta logar, pegar um café e aplicar quando puder.
Sabemos da importância de contar com apoio nesta jornada. Por isso, você terá acesso ao grupo dos alunos do Ensine Português no Facebook, onde poderá manter contato com os tutores do Papo e com outros professores de PLE.
Nossas tutoras vão abrir seus acervos pessoais de aulas e compartilhar com os professores da Ensine Português dezenas de sugestões de atividades que poderão ser usadas no dia seguinte às aulas.
Nossas tutoras possuem muitos anos de experiência na área de educação, no ensino de idiomas e na produção de materiais, por isso, conseguem aliar teoria e prática em suas formações. Quem acompanha nosso canal no YouTube sabe do que a gente está falando.
Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Europa Viadrina/UFF. Desde o ano de 2009 atua como professora de PLH e coordenadora pedagógica da Associação Linguarte em Munique. Suas principais áreas de pesquisa são a didática do ensino de PLH e línguas em contato.
Doutora em Didática e Organização Educativa pela Universitat de Barcelona. Desde 2012 é professora de PLH na APBC, em Barcelona. É professora do departamento de Formação de professores da Universidad Europea del Atlántico. Suas principais linhas de pesquisa são a didática aplicada, interculturalidade, plurilinguismo e formação de professores.
Doutora em Estudos Linguísticos pela UNESP. Desde o ano de 2014 atua como professora-responsável pelo ensino de PLH nas escolas de Ensino Fundamental I de Viena, na Áustria. Na área de pesquisa, dedica-se às questões didáticas e metodológicas do ensino de PLH.
Page was designed with Mobirise